EXAMES

Biometria Ultrassônica - O exame consiste em uma sonda que delicadamente aplicada à superfície corneana emite sons em uma alta frequência que se propagam intra-ocularmente e são refletidos pelas estruturas com as quais se chocam e desta forma, pela frequência de ondas que são refletidas e o tempo gasto, calcula-se a distância percorrida por estas. É de muita valia no cálculo de lentes para implante em cirurgia de catarata.

Campimetria Computadorizada - é um teste que mapeia o campo visual. Olhando para frente, na direção da área branca da parte redonda do equipamento chamado campímetro, o paciente indica se ele é capaz de detectar as luzes,á medida que elas entram em seu campo visual.

Pode ser utilizada em doenças como:
- glaucoma, doenças dos sistema nervoso central,tumores, neurites ópticas entre outras..

Cartões de Acuidade de Teller - permite quantificar a visão, ao estudar a forma como os olhos da criança se dirigem para os materiais apresentados. Já o teste ortóptico analisa tanto a movimentação ocular quanto a percepção de estímulos visuais, permitindo caracterizar de maneira mais detalhada a ocorrência de estrabismo, nistagmo e de outras condições correlatas. Embora utilizem materiais especiais, esses exames dependem sobremaneira da habilidade do examinador.

Curva Tensional Diária: Exame que consiste em várias medidas tonométricas realizadas durante um dia, que permitirá o traçado de um gráfico demonstrando os períodos da maior e da menor medida, orientando os horários da prescrição medicamentosa.

Fundoscopia é um exame feito através de um aparelho chamado de oftalmoscópio onde o médico visualiza a vasculatura do fundo do olho que seria a "janela" para ver o interior do corpo humano. Verifica-se também, a aparência do nervo óptico, a quantificação da escavação (importante sinal do glaucoma),além de avaliar a retina.

Gonioscopia - É o estudo, feito com lentes e espelhos,do ângulo de drenagem do humor aquoso, para caracterizar se ele é estreito,médio ou aberto e selecionar o colírio hipotensor mais apropriado para ser utilizado neste ou naquele tipo de glaucoma.

Mapeamento de Retina: exame que avalia as estruturas internas dos olhos. (retina, nervo óptico e vasos). Realizado por oftalmologistas, quando indicado o tratamento de fotocoagulação das retinas.

Paquimetria Ultrassônica - para avaliação da espessura corneana. Exame importante nas avaliações pré e pós-operatórias de cirurgias refrativas, acompanhamento de doenças corneanas (afinamento) e como coadjuvante na avaliação da pressão ocular.

Teste de Ishihara - O exame consiste na exibição de uma série de cartões coloridos, cada um contendo vários círculos feitos de cores ligeiramente diferentes das cores daqueles situados nas proximidades. Seguindo o mesmo padrão, alguns círculos estão agrupados no meio do cartão de forma a exibir um número que somente será visível pelas pessoas que possuirem visão normal. Ao todo são exibidas 32 placas para identificação dos algarismos ocultos entre os círculos. O número de acertos pode variar conforme o grau e o tipo de daltonismo.

Teste de Sensibilidade de Contraste: Este teste analisa a qualidade da visão em diferentes níveis de iluminação. Uma redução da acuidade de contraste pode ocorrer em várias doenças oculares, como doenças da córnea, cataratas, e doenças degenerativas da retina.

Tonometria de Aplanação:é usada para medir a pressão do olho.

Topografia Corneana - analisa a curvatura corneana em todos os quadrantes e eixos desde o centro até periferia, permitindo a percepção de detalhes quanto ao relevo da córnea , analisados pelo computador e nos apresentado em cores para melhor discernimento. Cores frias: azul-verde = córnea plana. Cores quentes: vermelho-laranja = córnea com curvatura acentuada. É de realização obrigatória em toda córnea candidata à cirurgia refrativa, para descartar o ceratocone e outras degenerações corneanas.
Retinografia Monocular – A Retinografia é um exame no qual se documenta o fundo de olho através de um registro fotográfico. Podem ser feitas fotos da retina e do disco óptico. Armazenadas digitalmente, as imagens podem ser acessadas a qualquer momento para estudo e comparação com exames anteriores.A fotografia da retina tem por objetivo documentar eventuais alterações do fundo de olho para estudo e acompanhamento como por exemplo na retinopatia diabética. Fotos do disco óptico também são utilizadas para avaliar alterações na forma e tamanho da escavação do disco óptico, alterações estas que podem estar ligados ao glaucoma, necessitando portanto acompanhamento constante.

Microscopia Especular de Córnea - Exame indolor, que fotografa as células da camada mais interna da córnea, conhecida como endotélio, permitindo a análise quantitativa e qualitativa das células da mesma. (Formato, tamanho, número das células). Utilizado em pré-operatório de cirurgia intra-oculares em geral, tais como na cirurgia de Catarata, de Glaucoma, de Transplante de córnea, assim como nas doenças propriamente ditas da córnea.
A grande importância desse método é permitir uma avaliação de como deverá se comportar a córnea perante uma agressão cirúrgica.