ESTRABISMO

Estrabismo é um defeito visual no qual os olhos estão mal alinhados e apontam em diferentes direções.O não alinhamento pode ser notado sempre , ou pode ser notado esporadicamente. Um olho pode estar direcionado reto, para frente, enquanto o outro pode virar para dentro, para fora, para cima ou para baixo.O olho virado pode endireitar as vezes e o olho reto pode desviar.

Estrabismo

Estrabismo é uma condição comum entre as crianças, afetando cerca de 4%, mas também pode ocorrer mais tarde na vida.Ocorre igualmente em pessoas do sexo masculino e feminino, e pode ser hereditário(familiar). Entretanto, muitas pessoas com estrabismo não tem parentes com o problema.

É possível que seu filho tenha estrabismo se:

• Os olhos dele apresentarem desvio para dentro ou para fora
• Os olhos dele não se moverem juntos
• O ponto de luz que é refletido em cada um dos olhos não é simétrico
• A tendência é inclinar a cabeça para um lado.
• Não é capaz de calcular profundidade
• Olhar para o sol só com um olho

Causas:
A causa exata do mau alinhamento dos olhos que leva ao estrabismo não é totalmente compreendida, embora o problema aparentemente seja genético.
Como os olhos desalinhados não focalizam em conjunto, ocorre visão dupla.Uma criança com estrabismo , inconscientemente vai ignorar uma das imagens que vê , e automaticamente as conexões nervosas entre o olho e o cérebro relativas á imagem ignorada não vão conseguir se desenvolver, daí a ambliopia (o cérebro reconhecerá a imagem do olho de melhor visão e ignorará a imagem do olho mais fraco), olho preguiçoso.

Tratamento: Os objetivos do tratamento para o estrabismo são preservar a visão, endireitar os olhos e restaurar a visão binocular.Para desenvolver uma boa visão, o olho afetado deve ser obrigado a trabalhar.Existem muitos tratamentos que podem ser usados isoladamente ou em conjunto, dependendo do tipo , da severidade e da causa do estrabismo de seu filho.Esses tratamentos são:

• Óculos
• Colírios ou pomadas
• Medicação injetável
• Cirurgia
• Tampão(cobrir o olho que vê melhor)

CIRURGIA DE ESTRABISMO:

Estrabismo

A cirurgia de Estrabismo envolve uma pequena incisão no tecido que recobre o olho, permitindo ao oftalmologista acessar os músculos orbiculares subjacentes.Pode ser necessário realizar a cirurgia em um ou ambos olhos.Na cirurgia de estrabismo em crianças , a anestesia geral é necessária.Nas cirurgias realizadas em adultos a anestesia local é uma opção.
O tempo de recuperação é rápido, e dentro de alguns dias o paciente já está apto a retornar as suas atividades normais.
Depois da cirurgia, óculos ou prismas poderão ser utilizados.Hipercorreção ou hipocorreção podem ocorrer, e nesses casos será necessária outra cirurgia.
A cirurgia precoce é recomendada pois conforme a criança vai ficando mais velha , as chances de recuperar a visão binocular diminuem , apesar do campo de visão lateral poder melhorar.
Olhos desviados também podem ter um efeito negativo sobre a autoconfiança da criança.
A cirurgia de estrabismo geralmente é um tratamento seguro e eficiente para o mau alinhamento ocular.
Porém, como em qualquer cirurgia ,existem riscos como: infecção, hemorragia, cicatrização excessiva e outras complicações muito raras.