CIRURGIA À LASER



De todos os sentidos humanos, a visão é o mais nobre.Trata-se do principal meio de contato com o mundo que nos cerca. Poder vivenciar a capacidade de enxergar bem sem o uso de lentes corretoras, é um sonho que milhares de míopes sempre tiveram.
A cirurgia refrativa é sem dúvida um dos grandes avanços da tecnologia moderna, que tem tornado isso possível a um grande número de pessoas, levando a retirada definitiva dos óculos.
O que é o Excimer Laser?

É um procedimento cirúrgico utilizado para correção das várias AMETROPIAS (miopia, astigmatismo e hipermetropia).
Consiste de uma fotoablação(desgaste) a laser da superfície da córnea, através de cálculos computadorizados, após estudo prévio da mesma.
O procedimento resulta na correção do foco das imagens da retina, tornando nítida sua percepção.
É uma cirurgia limpa, que requer apenas o uso do colírio anestésico, inclusive dispensa o paciente de internação.
A cirurgia é ambulatorial e leva em média 5 minutos para sua realização.
O Excimer Laser pode diminuir ou eliminar a miopia, o astigmatismo e a hipermetropia.

Motivação

• O desejo de se livrar do uso constante dos óculos e de lentes de contato.
• Prática de esportes (futebol,natação,etc)
• Motivos sociais(maquiagem).
• Motivos profissionais, profissões incompatíveis com o uso de óculos e lentes de contato
• Mulheres em período de amamentação com criança pequena
• Motivos psicológicos, mudanças de perfil e melhora de auto estima
• Motivos econômicos, o custo do procedimento a laser está comprovado é mais econômico do que óculos e lentes de contato. O Pós -Cirúrgico

Após a cirurgia instila-se colírios de antibióticos e anti-inflamatórios. A seguir é colocada uma lente de contato gelatinosa e o paciente é liberado, devendo retornar no quinto dia para a retirada da lente.
O uso de colírios é necessário para prevenir infecções e possibilitar uma boa cicatrização.Cumprindo o prazo de 24 horas após a cirurgia, o paciente estará totalmente liberado para exercer suas atividades normais, restringindo-se apenas a situações que exponham os olhos a traumas.
Muitos pacientes percebem grande melhora da visão no dia seguinte, embora a estabilização completa se faça ao redor de um mês do pós- operatório.
Por se tratar de um procedimento minimamente invasivo e indolor, com período de recuperação bem menor do que o exigido pelas cirurgias tradicionais, permite um breve retorno do paciente as suas atividades rotineiras, com excelentes resultados ; 95% dos pacientes operados se tornam independentes do uso de óculos ou lentes de contato.

O que é MIOPIA?

Miopia é o alongamento anormal do globo ocular, a imagem chega ao olho após atravessar a córnea e o cristalino(lente natural), formando o foco a frente da retina, impedindo que o indivíduo enxergue objetos situados a longa distância. O papel dos óculos ou lentes de contato (de grau negativo) é colocar a imagem na retina.Uma vez estando focalizada na retina, ela é transmitida ao cérebro, através do nervo óptico.

Miopia

Miopia

O que é ASTIGMATISMO?

Astigmatismo é um defeito da curvatura da córnea ou cristalino, ou dos dois associados, que tem por resultado uma assimetria da refração impedindo a imagem de alcançar a retina em um ponto focal comum. A correção óptica é feita através de óculos ou lentes de contato (lentes cilíndricas), que corrigem essa distorção ,levando a imagem a retina e de lá seguindo para o cérebro.

ASTIGMATISMO

O que é HIPERMETROPIA? Hipermetropia é o encurtamento anormal do globo ocular, fazendo com que a imagem caia depois da retina.O uso do óculos ou lentes de contato (lentes positivas), traz a imagem a retina e dai para o cérebro.

HIPERMETROPIA

Quais são as técnicas empregadas ?
Evidentemente a técnica empregada, depende muito do cirurgião e da sua escola, não tendo nada como exclusivamente correto, assim como todo tratamento médico cirúrgico.Na atualidade, existem duas técnicas empregadas no tratamento das ametropias a laser que basicamente, são:

PRK: Aplicação direta do laser sobre a superfície da córnea.Essa técnica é indicada para pequenos e médios graus de miopia.

LASIK: Aplicação do laser é feita mais profundamente no estroma, após a remoção de uma “fatia” da córnea , dependendo da ametropia a corrigir, das características peculiares do paciente e do cirurgião.

Riscos e Complicações Assim como em qualquer procedimento cirúrgico, algumas complicações podem ocorrer.Flutuação temporária da visão, miopia residual, distorção temporária da visão, dificuldade de visão para perto.
Porém, é rara a ocorrência desses fatos.

Requisitos para cirurgia
• Idade mínima próxima aos 20 anos;
• Apresentar grau estável;
• Não ter nenhuma patologia nos olhos;

Mesmo o candidato possuindo todos os requisitos necessários, a decisão final sobre a cirurgia e o método a ser usado, caberá ao seu médico Oftalmologista.